Mestrado e Doutorado

Versão para impressão

Atualmente, a UFRPE conta com 40 PPG´s, em níveis de mestrado e doutorado, totalizando 56 cursos nas mais diversas áreas do conhecimento. Para alunos especiais são abertas inscrições anuais, de acordo com Decisão do Colegiado de Coordenação Didática (CCD) de cada Programa de Pós-Graduação.

Os Programas de Pós-Graduação da UFRPE têm por objetivo a formação de profissionais para o exercício, em alto nível, da docência, da pesquisa e da atividade autônoma, bem como fomentar a pesquisa e a produção de novos conhecimentos; visando atender aos anseios da sociedade e, assim, contribuir para o desenvolvimento de Pernambuco, da Região Nordeste e do País.

Os Programas de Pós-Graduação nos níveis de Mestrado e Doutorado recebem, principalmente, apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio do Programa de Apoio à Pesquisa (PROAP), para arcar com despesas de custeio e Demanda Social (DS), para fins de bolsas de estudo. Também, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) concede bolsas de estudo diretamente aos Programas, ou aos pesquisadores - orientadores. Adicionalmente, a partir de 2006, a UFRPE, num programa conjunto com a CAPES e a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), concederam Bolsas de Estudos para alunos de Pós-Graduação Stricto Sensu. No momento, bolsas de mestrado e doutorado oriundas da FACEPE são solicitadas diretamente pelas Coordenações dos Programas de Pós-Graduação, em atendimento a editais específicos. Além disso, docentes da UFRPE têm buscado Bolsas de Estudo para seus orientandos em outros Estados, bem como submetem propostas em Chamadas/Editais dos diferentes Órgãos de Fomento que contemplem a concessão de Bolsas de Estudos.

Preocupada com a formação de qualidade de seus alunos de Graduação, a UFRPE incentiva uma ampla articulação entre a Pós-Graduação e a Graduação, especialmente por meio da Disciplina Estágio de Docência que, prioritariamente faz parte do elenco de disciplinas de alunos da Pós-Graduação Stricto Sensu bolsistas da CAPES onde, sob a supervisão dos docentes dos Programas, esses discentes ministram aulas para alunos de graduação. Além disso, alguns alunos da graduação, bolsistas, ou não, de Iniciação Científica (IC) ou Tecnológica (IT), ou do Programa de Educação Tutorial (PET), ou estagiários colaboram na execução dos Projetos de Pesquisa conduzidos pelos discentes da Pós-Graduação Stricto Sensu da UFRPE.