cheap essay writing cheap essay writing service cheap essay writing cheap essay writing cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap essay writing cheap essay writing service cheap essay writing cheap essay writing Dissertation Writing service Buy Dissertation Online Cheap dissertation writing Cheap dissertation writing cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap essay writing Essay Writing Service cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap dissertation writing service cheap essay writing service cheap dissertation writing cheap dissertation writing cheap essay writing service cheap dissertation writing service cheap essay writing cheap essay writing service cheap essay writing cheap essay writing Histórico | Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Histórico

Versão para impressão

Em 1974, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) criou a Coordenadoria Geral de Pesquisa, que teve à frente o Professor Mário Coelho de Andrade Lima.

O novo Estatuto da UFRPE, aprovado por meio da Resolução 95/1975, datado de 8 de setembro de 1975, em sua alínea b, do Artigo 10, do Capítulo I, Administração Superior, relata o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) como órgão de deliberação coletiva da Administração Superior; cuja composição envolve o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (alínea d, do Artigo 13, da Seção II).

Fica, portanto, criada a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da UFRPE, cujas atividades iniciaram em 1976, sob a responsabilidade do Professor Mário Bezerra de Carvalho, que contou com a colaboração da servidora Maria José da Costa Negromente, como secretária.

Na década de 70, a UFRPE iniciou suas atividades de oferta de Curso de Pós-Graduação Stricto Sensucom a criação do Mestrado em Botânica (1973), por meio de Convênio firmado entre as UFRPE e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com funcionamento até 1975 na UFPE, sob a Coordenação dos Professores Dárdano de Andrade Lima (UFRPE) e Geraldo Mariz (UFPE).

Posteriormente, com o término da vigência do Convênio, o Mestrado em Botânica funcionou provisoriamente no Prédio Otávio Gomes até início de 1977; estando a partir deste ano sediado num prédio próprio denominado “Dárdano de Andrade Lima”, pertencente ao Departamento de Biologia da UFRPE.

A primeira Dissertação defendida no referido Curso e, portanto, da UFRPE, foi da professora Enide Eskinazi Leça, em 21 de dezembro de 1976, orientada pelo Prof. Geraldo Mariz.

Em 1975 foram criados os Cursos de Mestrado em Agronomia (Ciência do Solo) e Fitossanidade. Em 1978, os de Zootecnia e Medicina Veterinária e, em 1979, o Curso de Mestrado em Administração Rural e Comunicação Rural. Contudo, exceto para o Mestrado em Ciência do Solo, era nítida a dependência externa de docentes para dar sustentabilidade aos Cursos existentes. Assim, na segunda metade da década de 70 e início da de 80, pequenos grupos de pesquisadores iniciaram sua capacitação.

Porém, foi no início da década de 90 que a PRPPG, identificando o problema e corajosamente planejando a Instituição em médio e longo prazos, aventurou-se numa forte, clara e objetiva política de Capacitação Docente e Técnica e, como conseqüência, em 1993 foi criado o primeiro Curso de Doutorado da Instituição, o de Botânica.

A primeira Tese da UFRPE foi defendida pelo então doutorando em Botânica, Gerson Quirino Bastos, em 20 de dezembro de 1995, cujo trabalho foi orientado pela Professora Margarida Agostinho Lemos.

Em março de 2012, a capacidade qualificada para realização de pesquisas nas Áreas de Ciências da Vida; Humanas e Sociais e Ciências Exatas e da Terra encontra-se adequadamente instalada. Assim, com muito orgulhoso, o número de Mestres e Doutores da UFRPE abrange 97% do Corpo Docente e a Instituição oferta 45 Cursos de Pós-Graduação, no âmbito de 32 Programas de Pós-Gradução Stricto Sensu, sendo 29 em nível de Mestrado e 16 de Doutorado.

 

Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRPE

  • Mário Bezerra de Carvalho (1976 - 1979)
  • Luis de Melo Amorim (1979 - 1982)
  • Romero Marinho de Moura (1982 - 1991)
  • Emídio Cantídio de Oliveira Filho (1991 - 1994)
  • Severino Benone Paes Barbosa (1995 - 1999)
  • Áurea Wischral (2000 - 2004)
  • Fernando José Freire (2004 - 2008)
  • Antonia Sherlânea Chaves Véras (2008 - 2012)
  • José Carlos Batista Dubeux Junior (2012 - 2013)
  • Maria Madalena Pessoa Guerra (2013)