Publicado em 11/Aug/2025
Primeira edição do Programa Move La América da CAPES

Os Programas de Pós-Graduação da UFRPE estão participando ativamente da primeira Edição do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional da CAPES, Move La América. A UFRPE está recebendo 6 discentes de Pós-Graduação em 2025 nos níveis de mestrado-sanduíche e doutorado-sanduíche nesta primeira edição do Programa Move La America da CAPES.

Os discentes são oriundos de quatro países da América do Sul como Peru (Anderson Dominguez-Villanueva e Leonardo Humberto Mendoza Carbajal), Argentina (Felipe Otero e Maria Victoria Coronel), Colômbia (Camila A. Vasquez Moscoso) e Panamá (Fernando Villarreal Troestch). Os discentes estão participando das atividades de pesquisa nos Programas de Biodiversidade, Biometria e Estatística Aplicada, Engenharia Ambiental e Fitopatologia.

O Programa Move La América tem como objetivo complementar os esforços de internacionalização das Instituições de Ensino Superior brasileiras por meio da atração de discentes vinculados a instituições de ensino e pesquisa estrangeiras da América Latina e Caribe, permitindo-se o fortalecimento dos Programas de Pós-Graduação (PPG) e a criação de um ambiente institucional internacional.

Na primeira edição a CAPES ofertou 1.000 bolsas de mestrado e 600 bolsas de mestrado. Além das mensalidades, a CAPES financia auxílio deslocamento, auxílio instalação, seguro saúde e um montante de 5.000 reais ao co-orientador brasileiro do discente para custear as atividades desenvolvidas durante o período de intercâmbio.

A mobilidade acadêmica internacional é um dos pilares mais visíveis da internacionalização. Ela engloba ações que promovem o intercâmbio de pós-graduandos, professores, pesquisadores, gestores e corpo técnico entre diferentes países, promovendo uma maior conexão entre os sistemas de ensino. Os programas de mobilidade, tanto de entrada quanto de saída, reforçam a integração global e permitem que as instituições atraiam talentos estrangeiros.

A mobilidade acadêmica internacional nos Programas de Pós-Graduação está contemplada no Plano Nacional de Pós-Graduação – PNPG da CAPES 2025-2028, sendo um eixo estratégico para aumento da qualidade da Pós-Graduação Brasileira.