cheap essay writing cheap essay writing service cheap essay writing cheap essay writing cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap essay writing cheap essay writing service cheap essay writing cheap essay writing Dissertation Writing service Buy Dissertation Online Cheap dissertation writing Cheap dissertation writing cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap essay writing Essay Writing Service cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap dissertation writing service cheap essay writing service cheap dissertation writing cheap dissertation writing cheap essay writing service cheap dissertation writing service cheap essay writing cheap essay writing service cheap essay writing cheap essay writing Projetos Institucionais | Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Projetos Institucionais

Versão para impressão

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) completou 100 anos de atividades, que foram iniciadas na Escola Superior de Agricultura em 1912 contemplando os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária. Desde então, a UFRPE tem contribuído para o desenvolvimento nacional por meio da formação de recursos humanos qualificados nas mais diversas áreas do conhecimento.

As atividades de Pós-Graduação Stricto Sensu na UFRPE foram iniciadas em 1973 com o Curso de Mestrado em Botânica. Assim, a Pós-Graduação na UFRPE está completando 40 anos. No início da década de 90, a UFRPE possuía seis Programas de Pós-Graduação (PPG´s) Stricto Sensu. Nas últimas décadas, a UFRPE estimulou a formação de doutores e a contratação de novos docentes já titulados no nível doutoral, permitindo um rápido crescimento nesse número. Atualmente, a UFRPE conta com 34 PPG´s, em níveis de mestrado e doutorado, totalizando 47 cursos nas mais diversas áreas do conhecimento.

 

Programa de Excelência da Pós-Graduação (PEPG)

 

A UFRPE atualmente conta com cinco PPG´s consolidados, considerados de excelência segundo critérios de avaliação da CAPES e também vários Programas em fase de consolidação.

            A Reitoria e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, cientes da necessidade de apoiar o avanço na qualidade dos PPG´s e em seus conceitos na CAPES, criam o Programa de Excelência da Pós-Graduação (PEPG) que tem por objetivo apoiar os PPG´s Stricto Sensu da UFRPE a buscarem a consolidação em suas atividades de pesquisa e ensino, contribuindo para a formação de recursos humanos altamente qualificados para o país. Além disso, o PEPG objetiva elevar a inserção internacional dos PPG´s bem como aumentar a inserção nacional e representatividade da UFRPE nos conselhos decisórios da educação, ciência e tecnologia do país. O Programa também terá como objetivo valorizar o reconhecimento acadêmico nos mais diversos segmentos da UFRPE e discutir junto à comunidade acadêmica as metas a serem buscadas em longo prazo, por meio do Planejamento Estratégico da Pesquisa e Pós-Graduação na UFRPE. O PEPG contará com cinco ações para atingir os objetivos pretendidos. Essas ações estão descritas a seguir.

 

Programa de Monitoramento e Acompanhamento de Indicadores da Pós-Graduação

Visando consolidar os PPG´s, este sub-programa objetiva elevar a qualidade da Pós-Graduação Stricto Sensu da UFRPE. Para tal, serão levantados os indicadores acadêmicos de cada PPG em planilhas cuidadosamente elaboradas, seguindo critérios das diferentes áreas de avaliação da CAPES. Após o levantamento dos indicadores, serão formadas comissões com participantes externos à UFRPE, preferencialmente compostas por pesquisadores que tenham participado dos comitês de avaliação da CAPES. As comissões serão formadas obedecendo às áreas e níveis dos PPG´s a serem avaliados. Serão traçadas, em conjunto com o corpo docente do Programa, metas intermediárias. A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) proverá mecanismos complementares objetivando o cumprimento das metas. A PRPPG envidará esforços no sentido de apoiar com recursos materiais e/ou humanos os PPG´s que atingirem as metas planejadas.

 

Programa de Inserção Internacional da Pós-Graduação

Este Programa objetiva elevar a inserção internacional de PPG´s, principalmente os já consolidados. Para os PPG´s com conceito 5 ou superior foi aprovada a resolução do CEPE 214/2012 que regulamenta o custeio de missões anuais de trabalho pela PRPPG. Essas missões têm como objetivo intensificar as ações de cooperação internacional desses programas. Após o término da missão, os participantes terão de enviar alunos pelo Programa PDSE/CAPES ou equivalente para as instituições visitadas e/ou submeterem projetos de cooperação acadêmica em conjunto com a instituição estrangeira visitada. Missões subsequentes ocorrerão após o cumprimento das metas da missão anterior. A primeira missão de trabalho já ocorreu em novembro de 2012 onde cinco Programas conceito 5 da UFRPE visitaram a Texas A&M University, College Station, TX. Importantes resultados desta primeira visita já estão sendo colhidos.

 

Programa de reconhecimento acadêmico

Este Programa objetiva o reconhecimento acadêmico de docentes e discentes da UFRPE por meio de concessão de certificados e/ou premiações como:

 

Prêmio de Pesquisa Profa. Maria Menezes, (Resolução do CEPE 24/2013), premiará os melhores pesquisadores da UFRPE nas seguintes grandes áreas/subáreas: 1. Ciências Agrárias I; 2. Medicina Veterinária, Zootecnia e Recursos Pesqueiros e Ciência de Alimentos; 3. Ciências Biológicas e Ciências da Saúde; 4. Ciências Exatas e da Terra e Engenharias; 5.  Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes.

Prêmio de Teses e Dissertações Prof. Dárdano de Andrade Lima (Resolução CEPE do 25/2013) reconhecerá o mérito acadêmico das melhores Teses e Dissertações dos PPG´s Stricto Sensu da UFRPE.

Prêmio em Iniciação Científica e Tecnológica Prof. Emídio Cantídio de Oliveira Filho (Resolução do CEPE 08/2013) concederá premiações aos melhores alunos de IC nas três grandes áreas do conhecimento segundo critérios do CNPq (1. Ciências da Vida; 2. Ciências Exatas e da Terra e Engenharias; 3. Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes). 

 

Programa de Inserção Nacional da Pós-Graduação da UFRPE

Este Programa tem por objetivo elevar a inserção nacional da Pós-Graduação da UFRPE. Para isso, a PRPPG conjuntamente com a comunidade acadêmica da UFRPE irá convidar gestores de Ciência e Tecnologia do Brasil bem como pesquisadores de renomada reputação para proferir palestras em seminários mensais.

 

Programa de Planejamento Estratégico da Pesquisa e Pós-Graduação da UFRPE

Este Programa tem por objetivo realizar o planejamento estratégico da Pesquisa e Pós-Graduação da UFRPE com uma visão de longo prazo. Em parceria com a Pró-Reitoria de Planejamento, espera-se revisar, em conjunto com a comunidade acadêmica da UFRPE, a Missão, Visão e Valores da Pós-Graduação e Pesquisa da UFRPE tendo em vista os anseios da sociedade e da comunidade acadêmica. Serão identificados e pactuados um conjunto de indicadores e metas que serão monitorados por um comitê de acompanhamento institucional.

Programas complementares:

            A PRPPG também apoiará a consolidação e busca da excelência dos PPG´s da UFRPE por meio dos programas complementares abaixo descritos.

            Programa Pesquisa em Movimento (Resolução CEPE 18/2012)

Este Programa apoia o deslocamento de pesquisadores e discentes fornecendo veículo e combustível desde que o pesquisador tenha projeto de pesquisa vigente aprovado no Conselho Técnico Administrativo do Departamento/Unidade Acadêmica de origem.

            Programa Publica Rural

Por meio deste Programa, a PRPPG apoia a tradução de artigos científicos do idioma português para o inglês, além da revisão de artigos escritos originalmente em inglês visando ao aperfeiçoamento da redação.

            Programa Pró-Pesquisador Permanente

            Em parceria com a Pró-Reitoria de Administração (PROAD), este Programa tem por objetivo atender às necessidades mínimas de infra-estrutura instrumental de informática, visando suprir os professores e técnicos, mestres ou doutores, de ferramentas fundamentais para o desenvolvimento de atividades de pesquisa, de forma a fortalecer grupos de pesquisa e contribuir para a integração dos novos pesquisadores em PPG´s da UFRPE.

            Programa de Apoio a Publicação em Periódicos A1 e A2

            A PRPPG apoiará o pagamento de taxas de publicação de docentes pertencentes a PPG´s Stricto Sensu da UFRPE em periódicos Qualis A1 e A2, conforme especificidade da área de avaliação da CAPES a qual o Programa está inserido. Antes de efetuar o pagamento, o docente deverá solicitar autorização do(a) coordenador(a) do Programa que deverá encaminhar o Processo para autorização da PRPPG.

            Programa de Apoio a Laboratórios Multiusuários

            A PRPPG poderá apoiar Laboratórios Multiusuários por meio de edital específico objetivando promover a interdisciplinaridade entre os diferentes PPG´s bem como aumentar a eficiência do uso desses laboratórios. O apoio se dará pela aquisição de reagentes e materiais de pesquisa para os Laboratórios, que por sua vez, terão que prestar serviços de análises para a comunidade acadêmica da UFRPE. Esse edital está sujeito à disponibilidade orçamentária da PRPPG.

 

Equipe PEPG

Adriana Guim, Antônia Sherlânea Chaves Veras, Edivan Rodrigues de Souza, Emídio Cantídio de Oliveira Filho, Érika Christina Santos Oliveira, Flávia Conceição Ferreira da Silva, José Carlos Batista Dubeux Jr., Maria Madalena Pessoa Guerra, Mário de Andrade Lira Jr., Mércia Virginia Ferreira dos Santos, Rinaldo Luis Caraciolo Ferreira, Vivian Loges