PIBIC/PIC

Versão para impressão

O Programa de Iniciação Científica (IC) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) tem por principal objetivo despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação universitária, mediante participação em projeto de pesquisa, orientados por pesquisador qualificado; bem como estimular maior articulação entre a graduação e a pós-graduação.

O programa é apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPQ/UFRPE), e conta também com o suporte financeiro da PRPPG/UFRPE, que concede bolsas custeadas com recursos da própria Universidade. Além disso, docentes da UFRPE podem concorrer a cotas que são concedidas pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE). Essas modalidades de bolsas são concedidas por um período de 12 meses.

Adicionalmente, a UFRPE criou o Programa de Iniciação Científica Voluntária (PIC) em que são concedidas cotas de orientação aos docentes/pesquisadores sem concessão de bolsas aos discentes.

O processo seletivo na UFRPE ocorre anualmente. Para concorrer às bolsas do PIBIC/CNPq/UFRPE e da PRPPG/URPE, bem como às cotas do PIC, as propostas devem ser encaminhadas, pelos docentes/pesquisadores, por meio de formulário eletrônico e devem estar em conformidade com as condições estabelecidas no Edital vigente.