cheap essay writing cheap essay writing service cheap essay writing cheap essay writing cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap essay writing cheap essay writing service cheap essay writing cheap essay writing Dissertation Writing service Buy Dissertation Online Cheap dissertation writing Cheap dissertation writing cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap essay writing Essay Writing Service cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap dissertation writing service cheap essay writing service cheap dissertation writing cheap dissertation writing cheap essay writing service cheap dissertation writing service cheap essay writing cheap essay writing service cheap essay writing cheap essay writing Pesquisa | Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Pesquisa

A Coordenação Geral de Pesquisa (COPESQ), uma das quatro Coordenações que integram a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG). Possui a atribuição de auxiliar a PRPPG no planejamento, proposição, coordenação e avaliação das políticas de pesquisa científica e tecnológica mantidas pela UFRPE. Além disso, é responsável pelo estabelecimento de vínculos necessários junto aos agentes externos como agências governamentais de apoio à pesquisa, outras instituições de pesquisa e demais organismos nacionais e internacionais para ampliar as ações de cooperação científica e de financiamento à pesquisa. Ainda, gerencia e, ou supervisiona os projetos de infraestrutura em pesquisa e o cadastramento e acompanhamento dos projetos e das bases de pesquisa da UFRPE e do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

 

Equipe:

Prof. Valdomiro Severino de Souza Júnior – Coordenador Geral de Pesquisa

Bruno Gomes de Araújo – Técnico administrativo

Giusepe Angelo Camilo Zoppi – Técnico administrativo

 

AÇÕES

 

  • PROGRAMA PESQUISA EM MOVIMENTO (PPM)

O PPM tem por objetivo oferecer veículos para que pesquisadores (as) possam atuar mais intensamente na instalação, acompanhamento e coleta de dados de pesquisas científica, tecnológica e de inovação desenvolvidas no âmbito da UFRPE, de forma a incrementar qualitativa e quantitativamente a publicação científica e técnica dos resultados das pesquisas executadas

Formulário PPM (Registro)

Formulário PPM (pedido de reserva)

Resolução 204/2016

 

  • PUBLICA RURAL

Edital em fluxo contínuo para concessão de Apoio à Publicação de Artigos em Periódicos Qualificados (A1, A2 e B1 em suas respectivas áreas do conhecimento). Embora seja em fluxo contínuo, mas anualmente precisa da confirmação orçamentária.

Edital CURADORES 09/2017

Anexo do Edital 09/2017

 

  • PRÓ-PESQUISADOR

O Programa de Apoio Institucional ao Pesquisador de Modo Permanente (PROPESQUISADOR PERMANENTE) é uma ação das Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação – PRPPG e de Administração – PROAD de apoio à pesquisa científica (através da concessão de equipamentos de informática ), que se desenvolve na UFRPE, que visa atender seus docentes ou técnicos de nível superior, do quadro efetivo da instituição, que tenham concluído cursos de mestrado ou doutorado.

Formulário

Normas

 

  • AUXÍLIO PESQUISA

Apoiar atividade de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, mediante seleção de propostas para concessão de apoio financeiro a projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, visando o estabelecimento e a expansão das competências no âmbito da UFRPE em todas as áreas do conhecimento. A ação é com base no Decreto 9.283 de 2018. Houve a edição 2009, 2014 e 2018.

 

 

PROJETO DE PESQUISA

Definir Projeto de Pesquisa (PP) como a investigação com início e final definidos, fundamentada em objetivos específicos, visando a obtenção de resultados, de causa e efeito ou colocação de fatos novos em evidência. O PP deverá estar claramente vinculado a atividade de pesquisa, definidas como aquela em que novos conhecimentos e, ou técnicas são gerados, em detrimento daquelas de extensão, ensino ou formação de recursos humanos, consideradas como consequências e não objetivos de PPs, sem detrimento do seu mérito específico.

RESOLUÇÃO

MODELO DE PROJETO

 

CENTRO DE PESQUISAS VEGETAIS (CEPEVE)

Espaço (Casa de Vegetação) destinado aos pesquisadores (as) para que possam atuar mais intensamente na instalação e acompanhamento da coleta de dados de pesquisa desenvolvidas em ambiente fechado, no âmbito da UFRPE.

FORMULÁRIO + RESOLUÇÃO

 

GRUPO DE PESQUISA

O Grupo de Pesquisa (GP) é  um conjunto de indivíduos organizados hierarquicamente em torno de uma ou, eventualmente, duas lideranças; que tem como fundamentos organizadores da hierarquia a experiência, o destaque e a liderança no terreno científico ou tecnológico, no qual existe envolvimento profissional e permanente com a atividade de pesquisa e cujo trabalho se organiza em torno de linhas comuns de pesquisa e em algum grau, compartilha instalações e equipamentos.

Cabe à Copesq cadastrar o pesquisador como Líder de Grupo de Pesquisa, bem como Certificar os Grupos de Pesquisa no Diretório de Grupo do CNPq.

Diretório de Grupos do CNPq

 

SisGen – Patrimônio Genético

O Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado – SisGen – é um sistema eletrônico criado pelo Decreto nº 8.772, de 11 de maio de 2016, que regulamenta a Lei nº 13.123, de 20 de maio de 2015, como um instrumento para auxiliar o Conselho de Gestão do Patrimônio Genético – CGen – na gestão do patrimônio genético e do conhecimento tradicional associado.

O SisGen é mantido e operacionalizado pela Secretaria-Executiva do CGen.

Estão sujeitas às exigências da nova Lei as seguintes atividades:

  1. acesso ao patrimônio genético ou ao conhecimento tradicional associado;
  2. remessa para o exterior de amostras de patrimônio genético;
  3. exploração econômica de produto acabado ou material reprodutivo oriundo de acesso ao patrimônio genético ou ao conhecimento tradicional associado realizado após a vigência da Lei.

A UFRPE está cadastrada, mas cabe ao pesquisador (apenas para servidor do quadro permanente desta Instituição) realizar cadastro no Sisgen, identificando seu vínculo com a UFRPE. Cabe à UFRPE habilitá-lo como pesquisador do quadro da Instituição no SisGen.

MANUAL

 

Bolsistas do CNPq

Destinada a pesquisadores que se destaquem entre seus pares, valorizando sua produção científica segundo critérios normativos.

Destinada a pesquisadores que se destaquem entre seus pares, valorizando sua produção em desenvolvimento tecnológico e inovação segundo critérios normativos.

Destinada ao pesquisador que se destaque entre seus pares como líder e paradigma na sua área de atuação, valorizando sua produção científica e tecnológica, segundo requisitos e critérios normativos.

 

LISTA DE BOLSISTA

 

EQUIPAMENTOS MULTIUSUÁRIOS

LISTA DE EQUIPAMENTOS FINEP

LISTA ESQUIPAMENTOS PRÓ EQUIPAMENTO