Aula Inaugural da Pós-Graduação acontece na segunda-feira

Versão para impressão

A aula inaugural para os alunos dos Programas de Pós-Graduação Stricto sensu da UFRPE ocorrerá na próxima segunda-feira, dia 18/03, no auditório da Biblioteca Setorial Professor Manuel Correia de Andrade, localizada próxima ao Departamento de Medicina Veterinária, às 15h. A aula será ministrada pelo professor Emídio Cantídio de Oliveira Filho, e terá como tema o Orgulho de ser aluno de pós-graduação da UFRPE.

O Professor Emídio é Engenheiro Agrônomo graduado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE (1973), Mestre em Ciências do Solo e Água pela University of California, Davis (1977) e Doutor em Ciências do Solo pela University of California, Davis (1982). Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo e Coordenador Geral dos Programas de Pós-Graduação da UFRPE, Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação (1991-1995) e Reitor, por dois mandatos (1995-1999 e 1999-2003) da Universidade Federal Rural de Pernambuco. De 2007 a 2012 foi Diretor de Programas e Bolsas no País da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Fundação do Ministério da Educação (MEC). Também participou como membro da comunidade acadêmica, do Conselho Superior da Capes (2002-2007), e do Conselho Técnico de Acompanhamento e Avaliação do INEP (2006-2008). Atualmente é Professor Adjunto IV e Assessor para Assuntos Estratégicos da Reitoria da Universidade Federal Rural de Pernambuco. É assessor para o Desenvolvimento da Qualidade dos Programas de Pós-Graduação de várias Universidades do Norte e do Nordeste, recipiente de honrarias como: "Doutor Honoris Causa" das Universidades Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e da Universidade do Estado do Ceará (UECE). Recebeu diversas comendas e Medalhas como: Medalha Tiradentes; Mérito Educaciona Brasileiro - Categoria Cavalheiro; Mérito Naval; Mérito Aeronautico e Medalha do Pacificador - maior honraria do Exército Nacional Brasileiro.